quinta-feira, 17 de novembro de 2011

UM SOUVENIR DE UMA VIAGEM




Dizer que no Maranhão só tem bandas de reggae seria o mesmo que dizer que no Ceará só tem bandas de forró. No caso do ceará é nivelar por baixo todas as poucas e boas bandas daqui - as que não aderem à maioria. E também é o mesmo que desconhecer a cena local da terra de Gonçalves Dias.
Mas que lá tem muita banda de reggae, isso tem.
Um das grandes vantagens que o Festival Ponto.Ce proporciona aos nativos da terrinha do forró é saber que existe vida lá fora, e ela é inteligente. Pode-se dizer, há quilômetros de distância daqui. E a edição de 2011 desse mesmo festival trouxe uma grata surpresa ao Centro Cultural Banco do Nordeste, no centro de Fortaleza, no dia 05 de novembro, a banda maranhense SOUVENIR, que aliás não é de reggae. Mas que o visual do músico  Adnon (vocal, guitarra, teclado, violão e bandolim), com seus drads ajudou pouco a pensar diferente, isso é verdade.
No entanto depois que a banda traz a luz a música, “Reach Out The Sun”, uma bela e lisérgica viagem do começo ao fim e que quando termina deixa no ar um saudável gosto de quero mais, o que se pensava antes deixa de existir. E o que se tem agora é viciante. Sem trocadilhos, por favor.
E o restante do repertorio ajuda e muito a elevar à máxima potencia uma mistura bacana de rock, jazz, trip hop, rock britânico, lounge, eletro-folk, eletrônico, drum´n´bass e sei lá mais o que. Executado com personalidade e muita vontade de acertar pelo restante da banda, Thiago (guitarra, backing vocal e elementos percussivos), Marlon (baixo) e Wilson (bateria).
A bela canção “Timeless” parece que vem com o aviso: ouça-me, defina-me ou devoro-te.
Em “Enigma” as influências radioheadianas soltam aos olhos e agradam aos ouvidos. “Regreting My Religion” mantem a viagem nos ares.
E “Indigo” é uma bela, triste e grudenta melodia.
E pensar que o quarteto começou a tocar no fim de 2010. E já toca com segurança de quem tem estrada.
E como os rapazes da Banda Souvenir estão nessa mesma estrada divulgando o seu belo trabalho e sabe-se lá quando voltam às terras alencarinas, o jeito então é conferir seu cartão de visitas deixado no Youtube e no MySpace (http://myspace.com/souvenirofficial).
Mas o bom disso tudo isso é uma grata constatação, a de que o som da Banda Souvenir é um belo e nostálgico souvenir de uma viagem sem igual, como aquelas que podem mudar as nossas vidas.
E também como aquelas que nos faz agradecer aos céus por não existir apenas bandas de reggae no Maranhão.
Porque na nossa terrinha aqui certas coisas não mudam.
Não mudam mesmo.



Nenhum comentário: